Marisa Formolo representa Assembleia em Seminários de Agroecologia

Deputada pede apoio para aprovação de PL que determina a rotulagem de alimentos com agrotóxico

A coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Ecológica da Assembleia Legislativa deputada Marisa Formolo (PT) representou, na manhã desta quarta-feira (26), o Parlamento gaúcho na abertura do XIV Seminário Estadual e XIII Seminário Internacional sobre Agroecologia – Vivendo os princípios agroecológicos. O evento acontece na Assembleia até sexta-feira.

Em seu discurso de abertura, a deputada aproveitou para pedir o apoio dos participantes ao Projeto de Lei 99/2012, que estabelece a obrigatoriedade de indicação sobre o uso de agrotóxicos nos produtos alimentares comercializados no Rio Grande do Sul. Em julho do ano passado, o relator do projeto, na CCJ da AL gaúcha, deputado Frederico Antunes (PP) havia emitido parecer favorável, mas o retirou, a partir da pressão feita por ofício pela Fiergs, Fecomércio, Federasul e Fetag. Em dezembro do ano passado reapresentou parecer. Desta vez, contrário. Desde então a proposta aguarda para ser votada. “Esperamos conseguir derrubar o parecer, mas esta mudança de posição é uma demonstração de que o poder econômico é contrário ao direito dos gaúchos saberem se estão consumindo alimentos com ou sem veneno”, afirma a deputada Marisa.

Pelo projeto da deputada Marisa, os produtos processados parcialmente ou industrializados comercializados no Rio Grande do Sul deverão ter a inscrição “produzido com agrotóxico” no rótulo de sua embalagem e os produtos comercializados em sua forma natural deverão ter a mesma inscrição nas caixas de acondicionamento ou exposição. Na justificativa do projeto, a parlamentar defende a nova legislação como forma de garantir à população o direito à informação. “Em janeiro deixarei a Assembleia, mas espero que os que ficarem continuem esta luta pelo direito do consumidor saber se o alimento que está levando para casa foi produzido com ou sem veneno”, argumentou.

Claiton Stumpf – MTE 9747

Fonte: http://www2.al.rs.gov.br/


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe

Nenhum Comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS
Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.