XIII SENATRO – Seminário Nacional e X Encontro do Conesul Sobre Tropeirismo

Dos dias 14 a 18 de Abril de 2016  acontecerá o XIII SENATRO no CTG Presilha do Rio Grande.

Maiores informações:

Fones(54) 32337-2658 ou 3237-2552

E-mail: senatro@bomjesus.rs.gov.br

SMEC Rua Sete de Setembro – 460, CEP 95290000, Bom Jesus RS

“O Tropeirismo não é brasileiro, foi uma fase de desenvolvimento de todos os povos, foi uma base da evolução da humanidade”

“O ciclo do tropeirismo em nossa História Pátria se manteve por mais de dois séculos, sendo responsável por uma fase de seu desenvolvimento”. (Borba, Oney, In Bom Jesus e o Tropeirismo no Brasil Meridional, 1995. Pág. 58)

Salienta se que houve mais de um ciclo de tropeirismo. O primeiro foi o das mulas xucras, onde estas eram a própria mercadoria a ser comercializada, principalmente na Feira de Sorocaba, onde iam suprir as necessidades das minas de ouro e das fazendas de café e algodão. Com o passar dos anos surge o tropeirismo de mulas arreadas, estas transportavam as mercadorias a serem comercializadas. As tropas de gado  vacum se intensificaram quando lagunenses e paulistas tomam conhecimento  da existência de Vacaria do Mar e posterior a esta, Vacaria dos Pinhais, onde preavam o gado para instalar fazendas em São Paulo e Laguna e, posteriormente no Rio Grande do Sul.

Quando fala se em tropeirismo, fala se em integração socioeconômica, cultural, além da integração geográfica entre estados e/ou paíse.

O tropeirismo, independente do estado ou país a que pertenceu é um só, é uma corrente, é uma ideia, é um fator de integração.

No XIII SENATRO, terão palestrantes e comunicadores do Ceará, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Piaui, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, RS e Uruguai.

É muito importante a  participação da comunidade em todo o XIII SENATRO. Entendendo a importância de trabalhar a história tropeira também em sala de aula, com o objetivo de subsidiar os professores com relação a este assunto, facilitando assim suas atividades docentes, a organização do evento optou por dedicar sábado, dia 16/04, ao fazer pedagógico relativo ao tropeirismo.

Fones(54) 32337-2658 ou 3237-2552

E-mail: senatro@bomjesus.rs.gov.br

SMEC Rua Sete de Setembro – 460, CEP 95290000, Bom Jesus RS

Promoção: PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS

Realizacao: Secretaria Municipal de Educacao, Cultura, Desporto e Lazer – SMEC-Bom Jesus e UCS-Campus Universitario de Vacaria


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:, , , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS


Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.