Polícia Civil de Bom Jesus flagra veículo com 240 KG de pinhão

 

PINHAO EM BOM JESUS

Na sexta feira passada a polícia civil abordou um veículo onde estavam transportando aproximadamente 240 kg de pinhão os ocupantes do veículo foram presos por crime ambiental e o pinhão apreendidos pois qualquer tipo de transporte ou colheita de pinhão antes do dia 15 de abril é considerado crime ambiental.

O pinhão é a semente do Pinheiro Araucária, árvore nativa de ocorrência no sul do país, que devido à extração irregular da semente e da madeira está ameaçada de extinção. O Pinheiro Araucária tem sua reprodução através das sementes que são geradas em pinhas, no período do inicio de janeiro até o dia 15 de abril de cada ano, e neste período é proibida a retirada. Esta proibição tem força em uma normativa federal que visa à manutenção da espécie e de animais silvestres que se alimentam das sementes, a exemplo da gralha azul.

O comércio de pinhão no Estado vem crescendo nos últimos anos, na maioria dos casos é irregular. Com isso cada vez mais pessoas efetuam a extração em período não permitido, causando graves danos ao meio ambiente. Após limpo o pinhão é normalmente comercializado em porções de 800 gramas, com valor aproximado de R$ 16,00 cada pacote.

DENUNCIE: 190 

Informações: André Remonti

Comando Ambiental da Brigada Militar faz grande apreensão de Pinhão na Serra Gaúcha

 


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS
Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.