Plano Safra Gaúcho oferece R$ 2,8 bilhões para financiar a produção

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) participou nesta quinta-feira (9) do lançamento do Plano Safra Gaúcho 2015-2016, que envolve o financiamento de R$ 2,8 bilhões para custeio, investimento e comercialização, por meio do sistema financeiro do Estado.

“Vamos injetar recursos no setor que puxa a economia para frente, que responde por cerca de 40% do PIB  gaúcho”, destacou o governador José Ivo Sartori, lembrando que este ano a safra de grãos foi recorde, com 29 milhões de toneladas.

Em seu pronunciamento para centenas de pessoas que ocuparam o Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, em Porto Alegre, o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, ressaltou que os valores disponibilizados por Banrisul, Badesul e BRDE, em linhas com taxas que variam de 2,5% a 12% ao ano, irão permitir que cooperativas e agricultores gaúchos aumentem sua produtividade.

“Temos certeza de que os recursos chegarão lá na ponta, contribuindo para melhorar a condição econômico-financeira e o desenvolvimento de nossa agricultura e de nossa agropecuária”, disse o governador José Ivo Sartori

O Plano Safra Gaúcho foi construído de modo integrado entre as secretarias e o sistema financeiro, com ações articuladas. Além de apoio ao aumento da produtividade, o plano tem como objetivos estratégicos o incentivo à irrigação, à aquisição de máquinas e implementos agrícolas e ações de recuperação do solo, entre outros.

Na área da agricultura familiar, por exemplo, há linhas para financiar insumos e serviços para a formação de lavouras de ciclo anual, explorações pecuárias, beneficiamento e industrialização da produção.

Durante a solenidade, produtores rurais assinaram contratos com os agentes financeiros, tendo o governador José Ivo Sartori como testemunha e participação da presidente do Badesul, Susana Kakuta; do presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota; e do vice-presidente do BRDE, Odacir Klein.

A SDR esteve representada ainda pelo secretário-adjunto, Iberê de Mesquita Orsi, e pelos diretores Lino Hamann, Ricardo Núncio, Dionatan Tavares, Gerson Cutruneo e Aline Pooter. Também acompanharam o evento o secretário de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo; o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha; o secretário de Ciência e Tecnologia, Fabio Branco; o deputado Sérgio Turra, representando a Assembleia Legislativa; o deputado estadual Elton Weber; e o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do RS (Ocergs), Vergilio Perius; além de prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades do setor produtivo.

Mais informações nos sites dos agentes financeiros:

BANRISUL, BADESUL e BRDE

Fonte: SDR/RS

 


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe

Nenhum Comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS
Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.