O que é Programação Neurolinguística?

O que é PNL?

Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é muito mais do que uma maneira de falar ou de pensar positivamente, este sistema de conhecimentos, surgido na Califórnia (EUA) no início dos anos 70, e que se mantém em desenvolvimento até hoje, vem revolucionando os métodos de comunicação e desenvolvimento humano, sendo largamente procurado por pessoas das áreas de terapia, gestão de pessoas, vendas, treinamento, educação e comunicação, entre outras.

 

“Programação Neurolinguística” é uma expressão que compreendemos três ideias simples.

A “Programação” refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações a fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

A parte “Neuro” da PNL reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. “Compreendemos” a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a ideias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte “Linguística” do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.formação-de-pnl

Segundo Richard Bandler um dos criadores da PNL diz que: PNL é “O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA.” Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Segundo Getúlio Barnasque,  “PNL é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos resultados desejados”.

Assim gostaria de enfatizar que uma das consequências da própria definição é que: A PNL é uma ferramenta educacional onde as pessoas tem acesso a informações sobre como seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar por exemplo, comportamentos, vícios emocionais ou químicos, eliminar fobias, se tornar mais confiante, falar em publico, etc. são infinitas possibilidades.

A PNL proporciona um conhecimento e definições cada vez mais de como o nosso sistema neurológico (NEURO) representa a realidade, como perceber e usar isto através da linguagem (LINGUÍSTICA) e da comunicação não verbal e como ajudar as pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (PROGRAMAÇÃO).

É desafiante definir de forma concisa o que é PNL, porque ela é muitas coisas ao mesmo tempo e traz resultados surpreendentes. Ela é exatamente isso. Talvez a coisa mais importante saber sobre a PNL é que através dela é possível utilizar o cérebro para alcançar quaisquer resultados que desejamos, tornando possível conseguir excelência em qualquer campo de interesse.

 

Diego S. Amaral

Coach, Master PNL e Psicoterapeuta

 

Reprograme seu cerebro

Psicoterapia Reencarnacionista – O QUE É?


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:, , , , , , , ,

Nenhum Comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Diego Amaral

Coach, Master PNL e Psicoterapeuta
Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.