INSEGURANÇA OU IMPUNIDADE?

eLIANE sTEDILE bUSELATTO

Mais uma pessoa perdeu a vida em Caxias do Sul vítima da criminalidade. Apesar da vida, ser o maior bem a ser preservado, é uma das poucas mortes a se lamentar na cidade, dado ao histórico criminal da maioria das vítimas.

A triste morte de Eliane Stedile Buselatto, faz muitos refletirem e se questionarem o que pode ser mudado? Embora o número de prisões seja disparadamente maior que atual população carcerária, certamente a Brigada Militar e a Polícia Civil são os primeiros a serem cobrados para falar sobre a insegurança, mas dificilmente, veremos alguém sendo cobrado pela impunidade que gera tamanha insegurança.

Não é novidade pra ninguém que a maioria dos crimes são cometidos por pessoas reincidentes, cumprindo suas penas em regime domiciliar, liberdade provisória, semiaberto. Mas mesmo assim, eles seguem cometendo crimes já que muitas vezes a prisão não passa de uma volta de viatura até a delegacia.

Em Caxias do Sul o regime semiaberto se transformou em prisão domiciliar, colocando dezenas de presos nas ruas, após a interdição do Instituto Penal, que segue interditado desde do ano passado. E o que já foi feito para mudar esta situação?

Alguns falam em mudar o código penal ultrapassado, mas não se dão conta que hoje, na maioria dos casos, nem a metade da pena é cumprida.

Penso que não temos leis brandas, mas interpretações que devem ser imediatamente repensadas, pois ao contrário disso continuaremos vendo pessoas de bem perdendo a vida, pois de nada a adianta a BM prender, a PC indiciar o MP denunciar se não tivermos um entendimento benéfico, em prol de toda a sociedade de bem, que clama por mais segurança.

A Constituição Federal deixa claro, Segurança Pública é, dever do Estado, direito e responsabilidade de TODOS. Portanto, que cada um faça o melhor no que estiver ao seu alcance.

Texto/Opinião: Jackson Cardoso – Soldado CRPO/Serra

PUBLICIDADE

chip-livre-2-526x350

 

 

Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS
Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.