Fábrica de pellet de madeira se instalará em Jaquirana

 

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu licença ambiental prévia para implantação de fábrica de péletes de madeira no município de Jaquirana, na localidade de Serra das Antas, na Serra gaúcha. Com capacidade máxima de produção de 10 mil toneladas de péletes, o novo empreendimento vai gerar 50 empregos, e sua fábrica tem funcionamento previsto para as 24 horas do dia, em três turnos de oito horas.

O processo industrial a ser implantado prevê etapas de recebimento da matéria-prima, descascamento, picagem, refinamento, secagem, peletização, embalagem, armazenagem sobre paletes produzidos na própria indústria e expedição.

Pellet de madeira (MiniLenha) é um biocombustível que usa como matéria prima residuos, como a serragem ou maravalha. Os pellets são pequenos granulados em formato cilindrico que possuem entre 6 e 8 milímetros de diâmetro, de comprimento possuem entre 10 a 40 milímetros. Para a produção de pellets é utilizado resíduos com umidade abaixo de 10%, isto permite que o pellet seja queimado com alta eficiência.

A licença emitida pela Fepam estabelece que  toda a área de processamento deverá ser impermeabilizada e protegida por bacias de contenção com previsão de drenagem para um sistema de coleta, a fim de evitar a contaminação do solo por possíveis vazamentos. Determina também que o empreendimento somente poderá receber a licença de operação após a emissão da portaria de outorga para captação de água subterrânea, com a vazão necessária para a operação do empreendimento. E ainda, que a empresa não poderá realizar qualquer tipo de intervenção na área até a obtenção da licença de instalação a ser emitida pela Fepam.

Ascom/Sema/Secom


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS


Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.