Em que direção Vacaria e região estão indo?

Referente aos dados da pesquisa IDESE que saíram recentemente sobre a nossa região, compartilhamos aqui a manifestação do Sr Alessandro Dalla Santa:

Apresentei hoje na Câmara, dados sobre o nível de desenvolvimento de Vacaria divulgados oficialmente semana passada – IDESE (Índice de Desenvolvimento Social e Econômico). Os dados são relativos à “evolução” entre os anos de 2007 e 2010 (FEE/Estado). Surpreendentemente, Vacaria caiu do 5° lugar entre os 496 municípios gaúchos em 2007, para a posição 323 em 2010.  A queda foi abissal!

Um fato nos chamou especialmente atenção!  Em 2007, quatro notas principais compunham o índice, SAÚDE, RENDA, EDUCAÇÃO E SANEAMENTO. Já em 2010, a nota SANEAMENTO foi subtraída e inserida como um subitem da nota SAÚDE. Portanto, pressupõe-se que o item SANEAMENTO ao ser inserido como apenas parte da nota SAÚDE, pode ser uma das causas desta enorme queda no posicionamento de nosso município.
A grande questão é como o SANEAMENTO de Vacaria era visto em 2007 para ter uma nota tão boa, e como ele foi visto em 2010 para ter uma nota tão ruim? Qual o conceito que se tem e que se tinha sobre o tema SANEAMENTO? É preciso, portanto, aprofundar o estudo sobre o peso de cada subitem que compõe a partir de 2010.
Dada a relevância destes indicadores para o planejamento da administração pública, precisamos analisar mais profundamente a situação e propor o debate junto a sociedade, bem como, solicitar informações mais aprofundadas dos dados, perante a Fundação de Economia e Estatística do Estado- FEE. Nesse sentido, destaca-se que a nova metodologia do IDESE/FEE 2010 é semelhante a do IDH/ONU.
Talvez nem oito nem oitenta. De qualquer modo a situação é preocupante! Ignorar estes dados pode significar a perda da oportunidade de estabelecer, através de uma nova visão, foco e estratégia, um ritmo mais acelerado para o desenvolvimento de Vacaria e dos Campos de Cima da Serra.

Por Alessandro Dalla Santa Andrade

Obs:

Vacaria : 323

São José dos Ausentes: 360

Cambará do Sul: 369

Bom Jesus: 388

Jaquirana: 496

Veja mais: http://www.zerohora.com.br/pdf/16347809.pdf?utm_source=Redes+sociais&utm_medium=Hootsuite&utm_campaign=Hootsuite


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS


Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.