Comissão da Cultura aprova projeto de Assis que concede título de Capital Nacional do Tropeirismo a Bom Jesus

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta quarta-feira o mérito do projeto de Lei nº 4.956, de 2013, de autoria do deputado Assis Melo (PCdoB-RS) que concede o título de Capital Nacional do Tropeirismo ao município de Bom Jesus. Agora, a proposta segue para apreciação da constitucionalidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). A matéria é conclusiva nas comissões, não sendo necessária a sua apreciação em plenário.

“É uma matéria importante, que valoriza não só a cultura a tradições dos Campos de Cima da Serra, como também contribui para o desenvolvimento de 12 municípios da região por meio de estímulo ao turismo”, complementou Assis.

O prefeito Frederico Arcari Becker comemorou ao receber a ligação do deputado Assis com a notícia da aprovação. O projeto do deputado já havia recebido moção de apoio da Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus;  manifestação oficial do prefeito, ofício favorável da Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul e ofício do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus), articulação que envolve 12 municípios do Rio Grande do Sul.

Na exposição de motivos, Assis destaca a preservação intensa da cultura dos antigos tropeiros, por meio da realização dos corredores de tropeadas, dos passeios de mula e da confecção dos animais em miniatura por artesãos locais. Integrante da Rota dos Tropeiros, o município sedia, a cada dois anos, o Seminário Nacional e Encontro do Conesul de Tropeirismo. O evento é realizado com o intuito de conservar as fortes marcas da presença tropeira na formação do povo gaúcho.

 

Crédito da foto: Santa Alves/Divulgação

Roberto Carlos Dias
Jornalista MTb 9396
Assessor do Deputado Federal Assis Melo (PCdoB-RS)
Contato:(54) 9113.8031
Direto:  (54) 3214.6637
Central: (54) 3214.6666


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:, , ,

1 comentário Quero comentar!

  • Estão de Parabéns os 12 Municípios que integram a região dos campos de cima da serra(condesus) e as sua comunidades devem sentir-se gratas ao deputado Assis melo pela nobre iniciativa do projeto de lei de sua autoria; o prefeito Frederico arcari Becker pelo reconhecimento da grandeza do fato e apoio oficial e a câmara de vereadores de bom jesus pela moção de apoio e bem como a secretaria estadual de turismo e o condesus pelo seus apoios oficiais, pois a efetivação deste projeto em lei, além de contribuir para a valorização e perpetuação da cultura do Tropeirismo trará benefícios para o desenvolvimento sócio-econômico desta região impar em riquezas naturais e na preservação da cultura gaúcha.

    Comentário by Wilson pinheiro Bossle — 8 de Maio de 2014 @ 14:14

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS


Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.