1º Encontro de Carnaval em Canela – Seminário sobre Cadeia Produtiva do Carnaval
A Liga Carnavalesca de Canela está trabalhando na organização do carnaval fora de época na cidade de Canela. O espetáculo será no dia 26 de abril, começando já na parte da manhã com o I Encontro de Carnaval em Canela – Seminário Sobre a Cadeia Produtiva do Carnaval e à noite tem o desfile das escolas de samba do município (SER Boléia, Os Inesquecidos e Faz Q Bebe), União da Vila IAPI vice-campeã do carnaval de Porto Alegre e escolas/blocos convidados. Cabe destacar que Canela foi contemplado no edital da Cadeia Produtiva do Carnaval da SEDAC RS e com emenda parlamentar que possibilitarão a realização de vários cursos que serão oferecidos para a comunidade, já possibilitando a boa realização do carnaval 2015. Além disso, Canela foi agraciado com dois dos quatro I Prêmio Diversidade RS no segmento Carnaval de Rua.

Cadeia Produtiva do Carnaval – Canela 2014

Síntese do projeto

O projeto visa estimular a cadeira produtiva do carnaval aprofundando o debate da sustentabilidade, promoção de fomentos ao carnaval, implantação de projetos sociais, intercâmbio, qualificação profissional. Gerando emprego e renda o ano inteiro, conforme registros o carnaval de Canela iniciou em 1916. Hoje a dimensão do evento coloca o Carnaval de Canela como um dos maiores da Serra Gaúcha, num município com cerca de 40 mil habitantes, sendo que a edição de 2014 deve ter aproximadamente mil pessoas envolvidas diretamente com as ações do projeto e o público estimado para o Desfile certamente será superior aos 10 mil.

Objetivo

A Liga Carnavalesca de Canela apresenta um projeto que vai subsidiar o carnaval de Canela.

Poder enxergar nosso carnaval do ponto de vista também da inclusão, é nossa principal força para conseguir romper com os preconceitos sobre nosso segmento. Ao enxergar por este viés, nosso carnaval deixa de ser sazonal e passa a ser trabalhado o ano inteiro, planejado até mesmo em longo prazo.

Obviamente que ao longo do ano ele vem em uma crescente, chegando aos três meses anteriores ao desfile, vivendo seu ápice no que tange a mobilização de profissionais, espetáculos, público e outros.

Portanto demonstrar a maturidade que o espetáculo vem apresentando nos últimos anos, nossa articulação se dá no sentido de poder contribuir que o carnaval de Canela cresça ainda mais.

Fomento:

Apesar de se tratar de uma festa de expressão da cultura popular, com as modificações estruturais que sofreu ao longo do tempo, o carnaval passou a ser observado sob uma nova perspectiva profissional, sendo gerenciado como cadeia produtiva. Hoje movimenta um número expressivo de pessoas e recursos para sua realização, com influência direta em uma das atividades que mais cresce na atualidade: o Turismo aliado à segmentação cultural.

A economia da região onde são realizados os desfiles carnavalescos é impulsionada durante o transcorrer de todo o ano, pois toda a sociedade trabalha e produz direta e indiretamente para a concepção final do dia apoteótico do desfile.

Preparar um desfile de Carnaval exige um grande número de tarefas exercidas por profissionais das mais diversas áreas de atuação. O corpo funcional de uma agremiação carnavalesca é composto por profissionais com qualidades artísticas e técnicas. São exemplos dos profissionais responsáveis por preparar toda a estrutura que culmina com o Desfile final: costureiras, bordadeiras, chapeleiros, aderecistas, carpinteiros, escultores, pintores, decoradores, eletricistas, ferreiros, mecânicos, desenhistas, soldadores, borracheiros, marceneiros, armeiros, historiadores, sapateiros, cantores, ritmistas, instrumentistas, compositores, coreógrafos, entre outros.

Todas essas atividades fazem criar um efeito multiplicador em toda a economia local, uma vez que essa mão-de-obra encontra suporte e sustentação na necessidade de preparar o desfile das escolas de samba.

O espetáculo final coroa a ação, que vem com o grande desfile de carnaval viabilizado através da criatividade e produção das pessoas das comunidades, que são os verdadeiros artistas da cultura, da música, do canto e da dança dos blocos carnavalescos. Participam das atividades desenvolvidas pela Liga Carnavalesca de Canela atualmente as Escolas de Samba: Charanga do Boléia ,Os Inesquecidos e Faz Q Bebe.

A Liga carnavalesca de Canela e a Prefeitura Municipal de Canela estão unidas com toda a comunidade nesta realização. Todos em prol do crescimento do evento. E com o pensamento de que “nenhum de nós é melhor que todos nós juntos”.

Mais informações e contatos podem ser feitos pelo e-mail duclercsilva@gmail.comligacarnavalescadecanela@hotmail.com ou ainda pelo telefone celular 54 9135 4465 com Duclerc Silva


Compartilhe este post.
Bookmark e Compartilhe
Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Autor desta matéria

Everaldo Camargo

Diretor Geral, mora em Bom Jesus-RS


Posts Facebook E-mail

Dados desta matéria



Anuncie

Quer ver sua empresa no Portal Mister Kanú?

Acesse Quem Somos > e solicite maiores informações.

Colabore

Quer ter seu texto publicado no site?

Acesse a página Faça Contato > e veja como.